ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 6º ANO
Link da vídeo aula:
Unidade temática: Esporte (Handebol)
Objeto de conhecimento: Esporte de marca e invasão
QUADRO SÍNTESE - HANDEBOL
PRINCÍPIOS OPERACIONAIS DO ESPORTE COLETIVO
As modalidades coletivas são jogos de oposição, isto é, duas equipes que têm o mesmo objetivo e se opõem durante uma partida de modo a medirem forças na tentativa de superar o esforço adversário.
Como base para essa compreensão, Bayer (1994, p.47) define os princípios operacionais do ataque e da defesa em modalidades coletivas, que ocorrem durante o jogo. É importante considerar que, a equipe está em situação de ataque quando detém a posse de bola, e quando está sem, encontra-se na defesa.
Tais princípios seriam as funções do ataque e da defesa durante a realização de uma partida. São formas de ação que norteiam o ato de jogar coletivamente.
PRINCÍPIOS OPERACIONAIS DOS ESPORTES COLETIVOS
| |
ATAQUE
|
DEFESA
|
Conservação da posse de bola
|
Recuperação da posse de bola
|
Progressão ao campo / quadra do adversário
|
Contenção do avanço adversário
|
Finalização em direção ao alvo
|
Proteção do alvo
|
(Adaptado de Bayer, 1994)
Como uma exploração mais detalhada tem-se (MICHELINI, 2007, p.48):
CONSERVAÇÃO DA BOLA / RECUPERAÇÃO
DA BOLA – Enquanto o ataque coordena suas funções de modo a conservar a posse de bola, esperar o momento certo, procurar desequilibrar a defesa e selecionar o melhor ataque. Por sua vez, a defesa terá por oposição a essas atitudes ofensivas, recuperar a posse de bola de modo que depois de recuperada a bola se inverta os papéis e, assim, o time que antes defendia teria a oportunidade de atacar após recuperar a posse de bola.
PROGRESSÃO DOS JOGADORES / CONTENÇÃO
DO AVANÇO ADVERSÁRIO – Por se tratar de um jogo de invasão, sendo que no campo / quadra do adversário está o alvo a ser atacado para a realização do ponto, é de extrema importância que o ataque consiga se aproximar do alvo. Quanto mais próximo do alvo chegar mais chance de êxito o ataque terá. De maneira antagônica, é interessante para a defesa proteger seu campo / quadra, visando afastar o máximo possível o ataque adversário de sua meta, dificultando assim a finalização do ataque.
FINALIZAÇÃO EM DIREÇÃO AO ALVO / PROTEÇÃO DO ALVO – Seria o objetivo dos jogos coletivos, vence a equipe que marcar mais pontos. Dessa forma, em busca da vitória, cada equipe deve considerar dois pontos: a) ataque ao alvo para a realização do ponto; b) proteção do próprio alvo para a não realização do ponto do adversário.
Os princípios operacionais descritos por Bayer (1994) se relacionam entre si, isto é, para o sucesso da ação coletiva de ataque ou defesa todos eles são igualmente importantes, não havendo hierarquia de importância entre os princípios operacionais.
Pode-se perceber que os princípios operacionais são antagônicos, isto é, cada um dos princípios de ataque tem um correspondente defensivo que tem por objetivo anulá-lo. A tendência durante o transcorrer de uma partida é que esses princípios se anulem e estabeleçam equilíbrio devido ao fato de serem antagônicos no ataque e na defesa.