terça-feira, 3 de novembro de 2020

9° ANO - EF - ROTEIRO 2

 


TEMA: GINÁSTICA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL – IOGA E PILATES

HABILIDADE:

EF09EF07 – Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

OBJETIVO:

Identificar as sensações corporais provocadas pela prática de ginástica de conscientização corporal.

ATIVIDADE 1: ATIVIDADE 1: CONHECENDO O PILATES

IOGA: é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. 

PILATES: é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade.  A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.

ATIVIDADE 2: VÍDEO – PILATES e/ou IOGA

Chegou o momento de você vivenciar alguns movimentos ou da Ioga ou do Pilates e compartilhar comigo!

Assista aos vídeos sugeridos nas páginas 86 e 87 da apostila.

Sua missão é vivenciar alguns destes movimentos. Peça para alguém te filmar e compartilhe comigo!

Vídeo 1 - https://www.youtube.com/watch?v=3l40LsqTou8

Vídeo 2 - https://www.youtube.com/watch?v=FzPZOHkiUE0&list=PLQzvPSFJA6-3CD0CJOT6vVy-g8kDmh1-K&index=5

Vídeo 3 - https://www.youtube.com/watch?v=CRWPTHLBiKM

Vídeo 4 - https://www.youtube.com/watch?v=RVlcbvThPQY


IOGA - SURY A NAMASKAR (SAUDAÇÃO AO SOL)





FORMULÁRIO

Link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekl9P2lEOJMGCzWhQJJAFq4byj3nPhs-IddJLf3kTzKkou9w/viewform?usp=sf_link



8º ANO - EF - ROTEIRO 2

 


TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA

HABILIDADES:

EF08EF19 – Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

EF08EF20 – Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.

OBJETIVO:

Compreender o que é Patrimônio Cultural e relacioná-lo com as práticas de aventura na natureza.

ATIVIDADE 1: APOSTILA DO ALUNO – PÁGINA 90 – RECONHECENDO A NATUREZA

TEXTO: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA

 

ATIVIDADE: Faça uma lista com exemplos de elementos da natureza disponível em seu bairro, cidade, etc. Se for possível, poste também uma foto e a localização do lugar.


LEITURA: APOSTILA DO ALUNO – PÁGINA 90 e 91 – PATRIMÔNIO CULTURAL

TEXTO: EXISTEM DOIS TIPOS DE PATRIMÔNIO CULTURAL: MATERIA E IMATERIAL

Será que esses exemplos que você identificou podem ser considerados Patrimônio Cultural? Leia o texto a seguir, disponível na apostila do aluno, páginas 90 e 91.



Sorocaba possui atualmente, 42 bens tombados com patrimônio cultural. Você consegue identificar alguns deles?

Para saber mais: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/patrimoniohistorico/lista-de-bens-tombados/


ATIVIDADE 2: AMPLIANDO O CONHECIMENTO – PÁGINA 91

O Patrimônio natural ou ambiental é o conjunto de paisagens de uma determinada região e/ou bioma e/ou ecossistema. Refere-se ao conjunto de elementos naturais, ou seja, da diversidade biológica (biodiversidade=formas de vida).

Assista ao vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=5WggAM7RRmo

 


“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Jorge Ben Jor sabia bem sobre o que estava cantando em uma das músicas mais conhecidas e aclamadas do Brasil. Aliás, bonito por natureza é uma característica que vale a fama do país no mundo inteiro – e com uma boa razão!

 

ATIVIDADE de PESQUISA: Pesquise um patrimônio natural de seu interesse (onde fica, quando foi considerado um patrimônio natural, quais suas características, etc) e apresente a sua pesquisa da forma que achar melhor. Pode ser através de apresentação de cartaz, através de mapa mental ou vídeo.

ATIVIDADE: Responda as questões da página 91 da apostila do aluno:

1 - Qual é a relação do nosso objeto de conhecimento (Práticas Corporais de Aventura na Natureza) com o Patrimônio Cultural?

2 - Por que as questões que envolvem a preservação do Patrimônio Natural são aspectos importantes para o estudo do nosso objeto de conhecimento?


FORMULÁRIO

Link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedwdI6rRCjddmERjQxFl0rboMbYQLDbfIZxwSdLb35K1aLOQ/viewform?usp=sf_link

 

Roteiro II - 4º Bimestre - 6º ano

 


Professora 

 LUCIANA

 Disciplina: 

LP

Turma: 

6º ano A e B

Período: 

03 a 09 de novembro

 




 

TEMA: 

Interpretação de texto

HABILIDADE 

 

EF69LP46 e EF06LP05B

OBJETIVOS

  • Interpretar texto e encontrar os elementos da narrativa

ROTEIRO

Acesse o link para realizar a atividade deste roteiro: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScodS3pohYask5KfAM27LzGnSGLAG63RhuVjZcEUh2EoTETtw/viewform?usp=sf_link


 

 

 


7º ANO - EF - ROTEIRO 2

 


TEMA: ESPORTE TÉCNICO COMBINATÓRIO – GINÁSTICA ARTÍSTICA (GA)

HABILIDADE:

EF07EF06 – Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

OBJETIVO:

Conhecer o processo histórico da Ginástica Artística.

LEITURA 1: APOSTILA DO ALUNO – PÁGINA 93

ATIVIDADE 1: MAPA MENTAL

Após a leitura do texto, criar um mapa mental com o tema “GINÁSTICA ARTÍSTICA”. Seja criativo! O objetivo do mapa mental é auxiliar na compreensão de conceitos, através dos recursos gráficos. Logo, não coloque textos! Utilize palavras, frases curtas e imagens!

ATIVIDADE 2: QUESTÕES

1 – Como era conhecida a Ginástica Artística? Por quê?

2 – Atualmente, a GA é uma modalidade praticada por qual gênero?

3 – A GA é um esporte individual ou coletivo?

4 – Antigamente, qual era o objetivo da prática da GA?

5 – Quais são as provas femininas?

6 – Quais são as provas masculinas?

7 – O que significa FIG?

FORMULÁRIO

LINK:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmjh4qcjfHccYVz-WNlePVgzbc9csuXnXZ0suNg9bfpzJMDQ/viewform?usp=sf_link

6º ANO - EF - ROTEIRO 2

 




8º ANO - ROTEIRO 2 - 4º BIMESTRE - LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

 

Professor:

GESELDA

Disciplina:

Língua Port.

Turma:

8º ANOS A e B

Período:

Semana de 03 a 09 de Novembro

 

TEMA:

 Leitura, interpretação e uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

HABILIDADEs:

EF89LP29C) Analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.

 

EF08LP13A - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

 

OBJETIVOS:

 

Reconhecer a estrutura básica do gênero textual artigo de divulgação científica e da relação de sentido que os operadores argumentativos possuem no desenvolvimento da sequência do texto.

ROTEIRO: 2

 


ROTEIRO
2– 4º BIMESTRE

 







- CLIQUE NO  LINK ABAIXO  PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE  ATIVIDADES.

https://forms.gle/FFJkDyzezPyBe2BQA

 

 

 

 

7º ANO - ROTEIRO 2 - 4º BIMESTRE - LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

 

Professor:

GESELDA/MARLENE

Disciplina:

Língua Port.

Turma:

7º ANOS A, B e C

Período:

03/11 a 09/11

 

TEMA:

Leitura, coesão referencial (lexical e pronominal)

HABILIDADES:

EF07LP12 - Reconhecer recursos de coesão referencial (lexical e pronominal) em textos de diferentes gêneros.

EF69LP5A - Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido  pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

OBJETIVOS:

Compreender e identificar palavras de referenciação e ou  de substituição para evitar repetições.

ROTEIRO:2

    

ROTEIRO 2 – 4º BIMESTRE

 





CLIQUE NO  LINK ABAIXO  PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE  ATIVIDADES .

https://forms.gle/wVJFxWiNbdww6TgJ7