segunda-feira, 23 de novembro de 2020

EF - ROTEIRO 3 - 6º ANO - JOGOS ELETRÔNICOS

 EF - ROTEIRO 3 - 6º ANO - JOGOS ELETRÔNICOS


PRAZO: de 23 a 30 de novembro



TEMA: BRINCADEIRAS E JOGOS – JOGOS ELETRÔNICOS

HABILIDADES:

EF06EF01 - Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, identificando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

OBJETIVO:

Criar e vivenciar um jogo eletrônico, utilizando o APP Epic Game Maker.

ATIVIDADE 1: ASSISTIR TUTORIAL DO JOGO





ATIVIDADE 2: BAIXAR O APP EPIC GAME MAKER

No play store do seu celular, busque o APP Epic Game Maker.

https://egm.electricpunch.net/level?q=335618_1



 

ATIVIDADE 3: CRIAR E JOGAR

Após criar seu jogo, compartilhe o link comigo e com seus amigos. Desafie-os!!!


OBSERVAÇÃO:

Caso você encontre dificuldades em baixar o APP, você tem a opção de jogar um jogo eletrônico de sua preferência, filmar você jogando, falar qual é o jogo, qual o objetivo dele, as características e por que você gosta dele.

 

FORMULÁRIO

Poste aqui seu vídeo:

 


 

EF - ROTEIRO 3 - 9º ANO - CROSSFIT

 EF - ROTEIRO 3 - 9º ANO - CROSSFIT


PRAZO: de 23 a 30 de novembro.


TEMA: GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO – CROSSFIT

HABILIDADES:

EF09EF07 – Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

OBJETIVOS:

Identificar as sensações corporais provocadas pela prática da ginástica de condicionamento físico – Crossfit.

LEITURA: CONHECENDO O CROSSFIT

É um programa realizado em equipe que utiliza movimentos funcionais variados e de alta intensidade. São movimentos que se dividem em três modalidades: levantamento de peso, atividades de ginastas e condicionamento metabólico (aeróbico/cardio).

Um treino de Crossfit visa o desenvolvimento de 10 capacidades físicas: resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, velocidade, agilidade, potência e precisão. Por isso, pode ser considerado um treino completo.

ATIVIDADE 2: VÍDEO

 

Atividade / Desafio:

§          10 burpees

§          10 Pullups (pode ser substituído por flexões de apoio)

§          10 Lunges (também conhecido como estocada)

§         10 situps (utilize uma almofada como apoio)

 

Para conhecer cada exercício, acesse o link abaixo e assista o vídeo:

https://autoridadecross.com.br/7-treinos-basicos-de-crossfit-para-fazer-em-casa/


 

 

Realize os exercícios, dentro dos seus limites e peça para alguém filmá-lo durante a execução. Poste no formulário.

 


 


Roteiro 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA - 8º ano - ARVORISMO

 Roteiro 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA - 8º ano - ARVORISMO


PRAZO: de 23 a 30 de novembro.


TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA – ARVORISMO

HABILIDADES:

EF08EF20 – Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.

OBJETIVO:

Conhecer o “arvorismo”, identificando os riscos, desafios e normas de segurança para a sua prática.

LEITURA 1: ARVORISMO

ARVORISMO

arvorismo é um esporte recente no Brasil, baseia-se em uma montagem de trilhas, passarela, redes, tirolesa e diferentes atividades suspensas, através de cordas e cabos de aço montadas próximas à copa das árvores

O participante percorre cinco trechos aéreos, aonde a dificuldade vai aumentando progressivamente. Para a segurança os esportistas estão sempre amarrados a cabos de aço para que não haja nenhum risco.

Além de estimular o contato do homem com a natureza e a conscientização para sua preservação, o praticante melhora suas habilidades em termos de equilíbrio, coordenação, confiança e principalmente concentração.

O esporte pode ser feito em dois tipos de circuitos:

·      Acrobático: voltado para o turismo de aventura. Exige coordenação, equilíbrio e coragem. O praticante deve estar preso a um cabo de segurança para que escale redes e árvores, caminhe sobre cabos de aço, equilibre-se em estribos (iguais aos da cela de um cavalo), atravesse pontes e deslize por tirolesas, sem riscos.

·      Contemplativo: o praticante caminha suspenso entre as árvores usando passarelas, sempre protegido por redes. Esta prática tem sido usada também por biólogos e cientistas para estudar a fauna e flora existentes nas copas das árvores.

·      As primeiras práticas de arvorismo foram registradas na Europa, em meados dos anos 90, que inicialmente era feita por pesquisadores que necessitavam observar a fauna e flora que se encontravam nas copas das árvores.

 

DIFERENÇA ENTRE ARVORISMO E ARBORISMO

·      ARVORISMO: passeios em trilhas instaladas em árvores. Neste caso, as árvores servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, utilizadas em atividades lúdicas, esportivas e turísticas;

·      ARBORISMO: a prática de escalada em árvores.

 


FORMULÁRIO: QUESTÕES

 

ATIVIDADE PARA POSTAR NO FORMULÁRIO!

Relembre os espaços da escola. Identificar em quais espaços é possível fazer adaptações para a prática do arvorismo. Registre através de desenhos, os esquemas de instalações de arvorismo. Pensem: onde você pode amarrar as cordas para construír as pontes, balanços de travessia (como o Tarzan), tiroleza, etc? Qual tipo de ponte/obstáculo seria? Segue imagem de alguns obstáculos para você se inspirar. Mas não se prenda somente à eles! Deixe sua imaginação fluir!


Roteiro III - 4º bimestre - LP (Profª Luciana)

 




Professor:

Luciana

Disciplina:

LP

Turma:

6º ANOS A e B

Período:

De 23 a 27/11

 

TEMA:

Construção de argumentos

HABILIDADE:

EF69LP34

OBJETIVOS:

  • Expressar a opinião através de argumentos.
  • Posicionar-se criticamente diante de tema de relevância social.

ROTEIRO:

Acesse o link abaixo para realizar a atividade dessa semana:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9lfSfI8YvTViriW4lSKfB3N-uep8bDQvqFPyvRHvfB3ZZnQ/viewform?usp=sf_link

8ºANO- ROTEIRO 3 - 4º BIMESTRE - LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

 

Professor:

GESELDA

Disciplina:

Língua Port.

Turma:

8º ANOS A e B

Período:

Semana de 23 a 30 de Novembro

 

TEMA:

 Leitura de textos impressos e digitais, de olho nas diferenças!

HABILIDADEs:

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

OBJETIVOS:

Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.

ROTEIRO: 3

 


ROTEIRO 3– 4º BIMESTRE

USE SUA APOSTILA VOL. 4 PARA REALIZAR ESTAS ATIVIDADES

 

Atividade 1 – leitura  dos textos 1 e 2 das páginas 23 a 27.

Atividade 2 – responder as questões da página 27.

 

Se tiver oportunidade

 

- CLIQUE NO  LINK ABAIXO  PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE  ATIVIDADES.

https://forms.gle/dnSUfyJz6D84j6eW6

 

 

 

 

7ºANO- ROTEIRO 3 - 4º BIMESTRE - LÍNGUA PORTUGUESA



 

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

 

Professor:

GESELDA/MARLENE

Disciplina:

Língua Port.

Turma:

7º ANOS A, B e C

Período:

Semana de 23 a 30 de Novembro

 

TEMA:

Notícia e reportagem: percebendo e revelando suas semelhanças e diferenças.

HABILIDADES:

EF67LP10A Produzir notícia impressa e para TV, rádio e internet, tendo em vista características do gênero, o estabelecimento adequado de coesão e os recursos de mídias disponíveis.

OBJETIVOS:

Reconhecer após a leitura dos textos as características dos gêneros notícia e reportagem

ROTEIRO:3

    

ROTEIRO 3 – 4º BIMESTRE

 USE SUA APOSTILA VOL. 4 PARA REALIZAR ESTAS ATIVIDADES


Atividade 1 – leitura  do texto  1 (pág. 26 e 27) e  do texto 2 (pág. 30 e 31.

Atividade 2 – responder as questões das páginas 27, 28, 29 e 31.

 

Observação: enviar somente 1 foto da página 31

 

CLIQUE NO  LINK ABAIXO  PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE  ATIVIDADES .

https://forms.gle/FAVg2GPDF2oZ5rsJA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ROTEIRO 3 - LÍNGUA PORTUGUESA 9ºANO -PROFª MARLENE

 

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

 

Professor:

Marlene

Disciplina:

LP - 10 AULAS

Turma:

9º A , B e C

Período:

 23/11 a 30/11

 

TEMA:

Leitura e análise linguística

Habilidade

EF69LP43A "Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos."

OBJETIVO

Refletir sobre a linguagem artística e a linguagem informativa da divulgação científica, o que auxilia na leitura e compreensão do texto na ampliação do repertório conceitual e no desenvolvimento da autonomia e de habilidades de leitura.

ROTEIRO:3

TEXTO 1

ÁFRICA: CONTINENTE DE BELEZAS NATURAIS E CONTRASTES

                                               Observe a obra a seguir.

              


        

                                      NASCIMENTO, Maurício. África. Disponível em http://www.     http://www.dominiopublico.gov.br/download/imagem/ea000583.jpg. Acesso em: 21 jun. 2019.

 

               CLIQUE NO LINK PARA ACESSAR AS ATIVIDADES

 https://forms.gle/74PV8MHNA9HQdsuk8