segunda-feira, 29 de junho de 2020

7º ANO - ROTEIRO 2 - ED. FÍSICA


TEMA:
DANÇAS URBANAS
HABILIDADE:
EF07EF11 – Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
EF07EF13 – Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais.
OBJETIVOS:
Conhecer o contexto em que o Hip Hop surgiu, bem como o seu objetivo.
ATIVIDADE 1: Leitura e interpretação

FIQUE LIGADO! As Danças urbanas são caracterizadas por um conjunto de vários estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.

Leia os textos disponíveis abaixo: “O UNIVERSO DO HIP HOP” , e "RAP - A MÚSICA DO MOVIMENTO HIP HOP".

ATIVIDADE 2: O show da galera

Escrever um RAP
A expressão RAP (Rhythm And Poetry) significa “Ritmo e Poesia”. As letras possuem o conteúdo de indignação com a realidade vivida pelos autores, pois o movimento Hip hop, vem desse contexto, da luta dos negros por seus direitos civis.

Você já ouviu um rap? Que tal embarcarmos nesse universo... Agora, desafio você a escrever um rap, expressando suas ideias. Não se esqueça das rimas!
DICA: escolha sobre que tema você quer escrever suas rimas.

POSTE suas rimas no formulário.




ATIVIDADE 3
Questões
Após a leitura do texto, responda as questões no formulário.


Texto 1 – O UNIVERSO DO HIP HOP

O Hip Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais. É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias.
O DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan) é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap.
Na cultura Hip Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada “batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio.
Suas primeiras manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são marcados e utilizam sons eletrônicos.
Atualmente, o basquete de rua, o skate e os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip Hop é um estilo de vida, uma cultura a ser seguida.
Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são:
·      MC – mestre de cerimônia ou apresentador do evento;
·      DJ – Disc jockey, responsável pela produção musical;
·      Grafiteiro – realiza a expressão gráfica da “cultura de rua”;
·      B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.

RAP – A MÚSICA DO MOVIMENTO HIP HOP


A expressão RAP (Rhythm And Poetry) significa “Ritmo e Poesia”. As letras possuem o conteúdo de indignação com a realidade vivida pelos autores, pois o movimento Hip hop, vem desse contexto, da luta dos negros por seus direitos civis.
No Brasil, o rap surgiu por volta de 1986, mais propriamente na cidade de São Paulo. Na década de 80, o rap não era bem aceito pelas pessoas em geral, pois era considerado um estilo de música muito violento e típico da periferia.
Nesse estilo de música, podemos encontrar dois elementos:
·      o DJ (disc jockey) pessoa responsável pelo som e; pela música ritmada, isto é, por criar técnicas eletrônicas nas músicas;
·      e o MC (mestre de cerimônia), que historicamente é uma pessoa que discursava sobre as carências da população, os problemas econômicos e a violência nas favelas em cima de uma música de RAP.


6º ANO - ROTEIRO 2 - ED. FÍSICA




TEMA:
DANÇAS URBANAS
HABILIDADE:
EF06EF11 – Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
EF06EF12 – Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças urbanas.
OBJETIVOS:
Conhecer o contexto em que o Hip Hop surgiu, bem como o seu objetivo e as características do RAP.
ATIVIDADE 1:
Leitura, interpretação
  • FIQUE LIGADO! As Danças urbanas são caracterizadas por um conjunto de vários estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.
  • Leia o texto “ O UNIVERSO DO HIP HOP”, disponível na página 50, da apostila do aluno SP faz Escola (parte 1, volume 2).

ATIVIDADE 2:
Questões
Após a leitura do texto, responda as questões que estão no formulário.
ATIVIDADE 3: O show da galera

Escrever um RAP
  • A expressão RAP (Rhythm And Poetry) significa “Ritmo e Poesia”. As letras possuem o conteúdo de indignação com a realidade vivida pelos autores, pois o movimento Hip hop, vem desse contexto, da luta dos negros por seus direitos civis.
  •  Leitura do texto: “A música no movimento Hip Hop” (página 51 da apostila do aluno).
  • Você já ouviu um rap? Que tal embarcarmos nesse universo... Agora, desafio você a escrever um rap, expressando suas ideias. Não se esqueça das rimas!
  •  DICA: escolha sobre que tema você quer escrever suas rimas.
  • Postar seu RAP no formulário.



8º ANO - ROTEIRO 2 - ED. FÍSICA





TEMA:
LUTAS DO MUNDO – JUDÔ
HABILIDADES:
EF08EF16 – Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
EF08EF17 – Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
OBJETIVOS:
Compreender a diferença entre arte marcial, luta e briga.
ATIVIDADE 1:
Quem luta não briga!
Leitura do texto: Quem luta não briga! 
ATIVIDADE 2: Postura / Questões
Parte 1 – Postura - “Posture”
Agora é o momento de refletir sobre suas sensações e percepções sobre as lutas. Atividade 5 da apostila (página 49);
Parte 2 – Questões
Responder questões disponíveis no formulário.





QUEM LUTA NÃO BRIGA!

Luta é uma prática corporal entre duas ou mais pessoas, na qual os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.
As lutas, no decorrer do tempo, foram muitas vezes associadas a alguns conceitos, preconceitos e estereótipos, isso porque, tanto na luta quanto na briga ocorrem ações agressivas, porém, nas brigas não há regras nem limites para a intensidade da agressividade, prevalecem a raiva e o desrespeito ao oponente. No caso das lutas, apesar da agressividade implícita, o contato físico se dá entre duas pessoas que se enfrentam em uma constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, as quais são regidas por regras.
Apesar de parecer um esporte violento, as modalidades de lutas trazem filosofias de ensino aos seus praticantes, sempre atreladas à valores como o respeito, a disciplina, o cuidado com o próximo, o companheirismo. Saberes esses que são fundamentais na vida de uma pessoa, principalmente nos dias atuais, em que as pessoas estão cada vez mais intolerantes e violentas.
No Judô, esses valores aparecem através da saudação, que é um ritual regido por cortesia e amabilidade. Também é uma demonstração de respeito para com o mestre e os adversários em uma competição. A saudação ao adversário é sempre utilizada para se iniciar e finalizar uma luta.
O Japão é o berço das artes marciais mais famosas do mundo, entre elas o jiu-jitsu, karatê, aikido e judô. Mas os japoneses não desenvolveram apenas técnicas de lutas. Cada arte marcial traz consigo princípios filosóficos e morais que influenciam não só o modo de combate, mas também toda a vida do praticante fora dos tatames. E o judô é o esporte que mais se preocupou em basear suas técnicas na filosofia.
O judô foi desenvolvido por Jigoro Kano, a partir do ju-jutsu. Para diferenciar completamente o judô do ju-jutsu, Kano criou uma filosofia baseada em três princípios:
·      JU = suavidade
·      SEIRYOKU-ZEN-YO = máxima eficiência com mínimo esforço
·      JITA-KYOEI = bem estar e benefícios mútuos
Os ensinamentos aprendidos com o judô devem ser usados pelo atleta não só para si mesmo, mas também para trazer bem-estar a todos a sua volta. Dessa forma, o progresso pessoal só é atingido completamente com ajuda e solidariedade ao próximo. Durante as lutas, os judocas pregam o espírito de respeito ao oponente, reconhecendo a dignidade de cada pessoa. O atleta nunca deve menosprezar o adversário, nem tomar nenhuma atitude de superioridade. Os judocas são formados não apenas como lutadores, mas como cidadãos para agir de forma correta na sociedade.
Os verdadeiros judocas entendem que a arte é para sua saúde e para que tenha condições de se defender caso precise e nunca deve utilizar seus conhecimentos para machucar uma pessoa ou agir covardemente contra ela.

Se o adversário é inferior a ti, então porque brigar?
Se o adversário é superior a ti, então porque brigar?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreende...
Então não haverá luta. Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui.


DIFERENÇAS ENTRE BRIGAS E LUTAS
























DIFERENÇA ENTRE ARTES MARCIAIS, LUTAS E ESPORTE DE COMBATE

O termo artes marciais tem o seu significado voltado à arte para a guerra. Era utilizada pelas populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos. Após o surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes e passaram por muitas mudanças, com seu enfoque voltado mais para a prática de atividade física e defesa pessoal, mantendo vários elementos da filosofia e dos aspectos culturais locais. Dessa forma, num contexto de paz e pedagógico, surgem as lutas, que por sua vez passam a ser consideradas esportes de combate, quando surgem as organizações regulamentadoras, como as federações e as confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também podem ser levadas em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações para os vencedores.

6º ano - Inglês/Arte/Ed. Física/L. Portuguesa - Roteiro 2 (de 29/06 a 06/07)


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

Professor:
DOUGLAS
Disciplina:
INGLÊS
Turma:
6º ANOS A e B
Período:
DE 29/06 A 06/07

TEMA:
Vocabulário escolar e expressões para indicar posse
HABILIDADE:

- Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

- Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

- Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s.

OBJETIVOS:

- Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado à escola em Inglês e identificar e fazer uso das diferentes formas do possessivo em Inglês.

ROTEIRO:

Formulário expirado.





Observação: O link acima contém atividades de Inglês, Arte, Ed. Física e Língua Portuguesa.








7º ano - Inglês/Arte/Ed. Física/L. Portuguesa - Roteiro 2 (de 29/06 a 06/07)


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

Professor:
DOUGLAS
Disciplina:
INGLÊS
Turma:
7ºA, B, C
Período:
29/06 A 06/07

TEMA:
READING (Leitura)
HABILIDADE:

- Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no
passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

- Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

OBJETIVOS:

Utilizar e desenvolver técnicas de leitura de textos em língua estrangeira e partilhar essa leitura e o que foi compreendido do texto escolhido.

ROTEIRO:

Formulário expirado.



Observação: O link acima contém atividades de Inglês, Arte, Ed. Física e Língua Portuguesa.









8º ano - Inglês/Arte/Ed. Física/L. Portuguesa - Roteiro 2 (de 29/06 a 06/07)


ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

Professor:
DOUGLAS
Disciplina:
INGLÊS
Turma:
8ºA, B
Período:
29/06 a 06/07

TEMA:
THE FUTURE (O futuro)
HABILIDADE:

- Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões. Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

- Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

OBJETIVOS:
Reconhecer e utilizar a estrutura do futuro simples em inglês.

ROTEIRO:

Formulário expirado.



Observação: O link acima contém atividades de Inglês, Arte, Ed. Física e Língua Portuguesa.