quinta-feira, 14 de maio de 2020


DATA: 14/05/2020 – 6º ANO – ESPORTE DE MARCA E INVASÃO

OBJETIVO: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de marca e invasão.



INTERAÇÃO: 

Qual a importância da técnica no esporte?  






DIFERENÇA ENTRE TÉCNICA E TÁTICA DE JOGO

TÉCNICA: Está relacionado aos movimentos realizados pelo jogados, ou seja, são os fundamentos. Ela nos permite realizar o movimento com mais eficiência. São exemplos de técnica: passe, arremesso, chute, saque, salto e outros.

TÁTICA: São os movimentos realizados em conjunto, as estratégias utilizadas pela equipe, é o sistema de jogo adotado (disposição dos jogadores na área de jogo), são combinados.


Não adianta ter boa estratégia e não ter condição de realizar o movimento. Por isso que a tática sempre vai depender da técnica. Juntas proporcionam a eficiência do jogo.


Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.

Os principais Fundamentos Técnicos do Atletismo são: correr, saltar, lançar, arremessar.

Para saber mais...
Fundamentos do Handebol:


terça-feira, 12 de maio de 2020



ED. FÍSICA - 8º ANOS - CMSP

 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS


OBJETIVOS: Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos.

Links da vídeo aula: 




HISTÓRIA DOS ESPORTES PARALÍMPICOS

Com o intuito de reabilitar militares mutilados durante a Segunda Guerra Mundial, o médico LUDWIG GUTTMAN criou os Esportes Paralímpicos nos anos 40. Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea. Esse é considerado um marco do desporto adaptado. Após esse período, outros jogos foram organizados no mesmo local, porém, começava a reunir atletas de outros lugares para também participarem.
Foi apenas em 1960 que ocorreu a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, na cidade italiana de Roma. Para as Paralimpíadas, os atletas passam por uma classificação funcional, ou seja, são avaliados em sua condição atual de limitações e capacidades, utilizando critérios médicos e técnicos da modalidade.
A classificação dos esportes Paralímpicos é dividida em médica para deficientes visuais e funcional para deficientes físicos. O diagnóstico e a avaliação médica não são os únicos fatores que determinam uma classificação. Sua limitação também irá impactar no seu desempenho esportivo.
Fatores de saúde como enfermidades, desordens e lesões não incidem diretamente no resultado da classificação. É preciso saber se o quadro médico resulta em deficiência/incapacidade e se são permanentes.


Saiba mais sobre GOALBALL em:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=126

Saiba mais sobre ESPORTES PARALÍMPICOS em:
https://www.cpb.org.br/  (Comitê Paralímpico Brasileiro)


ED. FÍSICA – 9º ANO – DANÇA DE SALÃO



OBJETO DE CONHECIMENTO: Danças de salão.

OBJETIVOS: experimentar, fruir e recriar danças de salão para assim poder valorizar a diversidade cultural e respeitar a tradição dessas culturas, bem como identificar os estereótipos e preconceitos relativos a essas danças, buscando alternativas para superá-los.
HABILIDADES: EF09EF12 e EF09EF14.

DANÇA DE SALÃO


A DANÇA DE SALÃO, também chamada dança social, é uma das mais recentes se for comparada às demais. É aquela dançada aos pares, em contato, que desenvolvem estruturas de passos variados no salão harmonizando-os em relação à parceria e a música. Surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. Nesse período, na corte austríaca, surge a valsa, a primeira dança de salão, que no fim do século XVIII já era comum nas principais cidades europeias como Londres e Paris. Pelo fato dos pares se abraçarem, foi inicialmente considerada imoral e condenada pela igreja. (BREGOLATO, 2007).
É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizada e levada para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgada pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito popular entre diversos povos.


Atividade Domiciliar III


Secretaria do Estado de São Paulo.
                                                             Diretoria de Ensino de Sorocaba.                                                        
PEI EE PROFESSORA GENÉZIA IZABEL CARDOSO MENCACCI

Children Clipart Studying - Crianca Estudando Desenho ...

 ROTEIRO III DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR 1º BIMESTRE DE 2020
Profª
Disciplina
Nº de aulas
Turmas
Data de Entrega
Luciana
LP
6
6ºA e B
19 /05/2020


OBJETOS DE CONHECIMENTOS
  •          Variação linguística
  •         Conversação espontânea
  •       Textualização


              HABILIDADES
EF67LP23A, EF69LP07B, EF69LP55,EF69LP56


               OBJETIVOS
  •         Conhecer as características dos diferentes gêneros textuais (escritos e falados) e a relação com a situação comunicativa.
  •        Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, a intenção o estilo e a finalidade dos gêneros.
  •        Produzir textos em diferentes, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
  •         Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.
  •         Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em diferentes gêneros.


            ATIVIDADE I
  •     Pesquise e registre em seu caderno  (a caneta) o que é variação linguística

           ATIVIDADE II
  •          Responda as questões 1 a 9 da APOSTILA “Aprender SEMPRE” de Língua Portuguesa.

          AVALIAÇÃO


  •          Acompanhamento  contínuo das atividades realizadas no blog de LCT.
  •         Engajamento dos alunos por meio das ferramentas digitais disponibilizadas pela escola          Observação da devolutiva das atividades.


DEVOLUTIVA
 A devolutiva será individual por meio de chats e WhatsApp ou facebook


Realize a atividade do caderno (pesquisa) a caneta e as questões da apostila a lápis.
Bons estudos!!!



Data: 04/05/2020 - ED. FÍSICA - 7º ANO - CMSP

TEMA: Lutas do Brasil - Capoeira
HABILIDADES: EF07EF14 e EF07EF17





LUTA: A luta exige disciplina, concentração e respeito. Embora seja uma modalidade individual, a gente precisa do outro, tanto para treinar quanto para competir, e essa troca faz com que ambos evoluam.



CAPOEIRA
A capoeira é herança de uma das páginas mais cruéis do livro da história do Brasil, a escravidão. É uma luta criada no Brasil por negros trazidos da África para trabalharem como escravos, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar.  A maior parte deles veio de Angola, país que também era colônia de Portugal. 
Para defender-se das violências dos capitães do mato, que tinham como atribuição capturar escravos fugitivos; e feitores, que eram aqueles que castigavam os escravos com comportamento “inadequado”, essa população começou a desenvolver a capoeira. Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, a música foi utilizada como uma maneira de disfarce, dessa maneira ela poderia ser percebida como uma dança.

A CAPOEIRA PÓS ABOLIÇÃO
Após a abolição da escravatura, com a assinatura da Lei Áurea em 1888, os negros tornam-se livres, porém continuam à margem da sociedade pelas dificuldades de acesso à educação e trabalho. Diante dessas dificuldades, os capoeiristas participavam de desafios e apresentações públicas em troca de dinheiro para sustentar-se. As inúmeras barreiras de inserção social dessa população a levou em muitos casos, a cometer crimes como o roubo, o que contribuiu para que a luta fosse associada à uma prática criminosa.
Apesar de hoje a entendermos como parte da construção da identidade nacional, a capoeira foi explicitamente considerada crime em 1890 pelo Código Penal do Brasil. Foi somente em 1937 que a capoeira deixou de ser considerada um crime e isso se deve, em grande medida, ao esforços do Mestre Bimba. Para afastar-se da imagem marginalizada que a capoeira tinha na sociedade, a luta começou a ser praticada em academias 
Desde 2014, a capoeira é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.

A MÚSICA NA CAPOEIRA


música era utilizada para enganar os escravizadores, que ao verem os escravos fazendo movimentos corporais ao som dos instrumentos entendiam que aquele ritual era uma dança e não uma luta. Dessa maneira, a capoeira passou muitas vezes despercebida, possibilitando a sua prática entre os negros.
O principal instrumento da capoeira é o berimbau.


Existem dois tipos de Capoeira. Veja abaixo a diferença entre eles:




Data: 07/05/2020 - ED. FÍSICA - 7º ANO - CMSP

TEMA: Lutas do Brasil - Cabo de Guerra, Huka Huka e MMA


CABO DE GUERRA:

Os competidores ficam em uma linha reta, uma equipe de frente para a outra e, entre elas, há uma corda. O objetivo é fazer com que a equipe adversária passe da linha de marcação. Para isso, é necessário puxar o adversário para o seu lado.

HUKA HUKA:

Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. É uma luta indígena criada pelos povos bakairi e Xingu. Dois lutadores, um de frente para o outro, rodam em sentido anti-horário, ajoelham-se e começam o combate corporal, com o objetivo de derrubar o oponente de costas no chão.

MMA (Artes Marciais Mistas):

Os atletas que se confrontam podem utilizar golpes de diversas artes marciais. A luta pode acontecer em pé ou no chão.

segunda-feira, 11 de maio de 2020


Data: 07/05/2020 – ED. FÍSICA – 6º ANOS – CMSP

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO

(o vídeo inicia a partir dos 41 minutos)

Unidade Temática: Corpo, movimento e saúde.
Objeto de Conhecimento: Exercício físico e atividade física.
Habilidade: EF06EF25 – identificar e diferenciar exercício físico de atividade física.



ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO

Será que atividade física e exercícios físicos são a mesma coisa? Muitas pessoas pensam que a mudança está apenas em uma ou outra palavra, mas a verdade é que são duas condições diferentes.
Embora o princípio seja o mesmo (colocar o corpo em movimento) ter a consciência de que essas iniciativas trazem benefícios à saúde, mesmo com práticas simples, pode ser o primeiro passo para evitar os males do sedentarismo.
Nos tópicos abaixo falaremos um pouco mais sobre quais as diferenças entre atividade física e exercício físico.

ATIVIDADE FÍSICA
É qualquer movimento corporal. Em outras palavras é tudo aquilo que se faz no dia a dia. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.
A atividade física não é algo programado. Ela acontece pela necessidade natural do ser humano de existir. E ela não deve ser menosprezada. Quem vive no excesso de controle remoto, usa o carro para tudo e evita qualquer tipo de exercício vai ter prejuízos na saúde. Além de ganhar uns quilos extras.

 

EXERCÍCIO FÍSICO

É uma atividade programada. São movimentos executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Precisa de constância e deve ser feita sempre acompanhada de um profissional especializado. Só assim será possível saber a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico de cada pessoa.
O exercício físico pode servir para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuir a pressão arterial e precaver o surgimento de algumas doenças. Alguns dos exemplos mais comuns são a natação, a corrida, a musculação, o futebol, o basquete e muitos outros esportes.
Além disso, é uma ferramenta eficiente no combate e prevenção de doenças. Pessoas que têm um estilo de vida sedentário possuem alto risco de doenças do coração. Ou seja, o mais importante é sair do sedentarismo. Inclua na sua rotina atividade física e exercício físico. Seu corpo e sua mente vão sentir as diferenças em pouco tempo.

DIETA HIPERCALÓRICA E LAZER PASSIVO
Há muitas causas que contribuem para o aparecimento da obesidade. No entanto, as pesquisas apontam que o sedentarismo e a dieta inadequada são fatores preponderantes para levar ao aumento de peso.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são necessários 150 minutos de atividades físicas leves por semana, sendo 20 minutos por dia.

Pessoas obesas têm maior risco de acumular gordura em vasos sanguíneos, demais órgãos, até mesmo no coração, o que prejudica a circulação do sangue, podendo gerar obstruções, o que leva ao infarto.
Fica claro, portanto, a necessidade de se alimentar melhor e sair do sedentarismo!