Data:
28/04/2020 - ED. FÍSICA - 8º ANO
Tema: Esportes paralímpicos.
Objetivo: Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos.
Habilidades:
EF08EF21.
ATIVIDADE
1 – REPENSANDO NOSSAS AÇÕES
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA pressupõe escola aberta para todos, ambiente em
que TODOS aprendem juntos, quaisquer
que sejam as suas dificuldades. Saber dividir a quadra com pessoas de diversas
origens, credos, raças, gênero e habilidades físicas, proporciona um aprendizado
de valor inestimável. Dentro do contexto escolar, já estamos acompanhando a
educação inclusiva e a valorização das diferenças na qual os alunos participam,
tendo ou não necessidades especiais, da mesma atividade.
Com base no texto acima, utilize
as questões abaixo, para elaborar uma síntese sobre a inclusão escolar:
·
Todos os colegas participam igualmente dos
jogos durante as aulas?
·
Todos têm as mesmas facilidades na hora de
participarem das atividades?
·
Será que nós poderíamos colaborar para que todos
nossos colegas participassem das atividades igualmente independente das
diferenças? Como podemos ajudá-los?
·
Nossa escola está preparada para receber aluno
com qualquer tipo de deficiência? Por quê?
·
Você se considerara uma pessoa inclusiva?
Aceita todas as diferenças? Quais ações você já realizou que podem ser
consideradas inclusivas?
ATIVIDADE 2 – VAMOS DISCUTIR SOBRE A EXPERIÊNCIA COM
O VOLEIBOL SENTADO
Utilize
as questões abaixo, para elaborar uma síntese sobre sua experiência na
atividade: Volei sentado:
·
Como você se
sentiu vivenciando essa atividade? Por quê?
·
A prática dos
esportes Paralímpicos é difundida na escola e na comunidade? Por quê?
·
Você assiste às
competições Paralímpicas?
·
Conhece algum
atleta Paralímpico? Qual? Fale sobre ele.
·
Será que todas as
pessoas podem praticar esportes? Por quê?
·
As pessoas com
deficiência em sua escola ou comunidade estão incluídas? Como?
·
Você acha que
ainda existe preconceito relacionado às pessoas com deficiência? Se sim, o que
fazer para superá-los?
ATIVIDADE
3 – VAMOS CRIAR/ADAPTAR UM JOGO
Descreva um jogo, colocando qual o objetivo, como é
praticado, principais regras, local onde é praticado e como é formado a equipe.
Não se esqueça que TODOS devem participar juntos e mencionar para qual tipo de
deficiência esse jogo foi elaborado.
Observações.:
Fazer uma síntese
das atividades 1 e 2, Crie um jogo na atividade 3;
Não se esqueça de
colocar nome, número (para quem lembra) e a turma, tirar uma foto e enviar para
o meu WhatsApp até 03/05 - Professora Jozielle