quarta-feira, 29 de abril de 2020


Data: 28/04/2020 - ED. FÍSICA - 8º ANO



Tema: Esportes paralímpicos.


Objetivo: Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos.
Habilidades: EF08EF21.

ATIVIDADE 1 – REPENSANDO NOSSAS AÇÕES
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA pressupõe escola aberta para todos, ambiente em que TODOS aprendem juntos, quaisquer que sejam as suas dificuldades. Saber dividir a quadra com pessoas de diversas origens, credos, raças, gênero e habilidades físicas, proporciona um aprendizado de valor inestimável. Dentro do contexto escolar, já estamos acompanhando a educação inclusiva e a valorização das diferenças na qual os alunos participam, tendo ou não necessidades especiais, da mesma atividade.
Com base no texto acima, utilize as questões abaixo, para elaborar uma síntese sobre a inclusão escolar:
·         Todos os colegas participam igualmente dos jogos durante as aulas?
·         Todos têm as mesmas facilidades na hora de participarem das atividades?
·         Será que nós poderíamos colaborar para que todos nossos colegas participassem das atividades igualmente independente das diferenças? Como podemos ajudá-los?
·         Nossa escola está preparada para receber aluno com qualquer tipo de deficiência? Por quê?
·         Você se considerara uma pessoa inclusiva? Aceita todas as diferenças? Quais ações você já realizou que podem ser consideradas inclusivas?

ATIVIDADE 2 – VAMOS DISCUTIR SOBRE A EXPERIÊNCIA COM O VOLEIBOL SENTADO
Utilize as questões abaixo, para elaborar uma síntese sobre sua experiência na atividade: Volei sentado:
·         Como você se sentiu vivenciando essa atividade? Por quê?
·         A prática dos esportes Paralímpicos é difundida na escola e na comunidade? Por quê?
·         Você assiste às competições Paralímpicas?
·         Conhece algum atleta Paralímpico? Qual? Fale sobre ele.
·         Será que todas as pessoas podem praticar esportes? Por quê?
·         As pessoas com deficiência em sua escola ou comunidade estão incluídas? Como?
·         Você acha que ainda existe preconceito relacionado às pessoas com deficiência? Se sim, o que fazer para superá-los?

ATIVIDADE 3 – VAMOS CRIAR/ADAPTAR UM JOGO
Descreva um jogo, colocando qual o objetivo, como é praticado, principais regras, local onde é praticado e como é formado a equipe. Não se esqueça que TODOS devem participar juntos e mencionar para qual tipo de deficiência esse jogo foi elaborado.

Observações.:

Fazer uma síntese das atividades 1 e 2, Crie um jogo na atividade 3;

Não se esqueça de colocar nome, número (para quem lembra) e a turma, tirar uma foto e enviar para o meu WhatsApp até 03/05 - Professora Jozielle