segunda-feira, 29 de junho de 2020

7º ANO - ROTEIRO 2 - ED. FÍSICA


TEMA:
DANÇAS URBANAS
HABILIDADE:
EF07EF11 – Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
EF07EF13 – Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais.
OBJETIVOS:
Conhecer o contexto em que o Hip Hop surgiu, bem como o seu objetivo.
ATIVIDADE 1: Leitura e interpretação

FIQUE LIGADO! As Danças urbanas são caracterizadas por um conjunto de vários estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.

Leia os textos disponíveis abaixo: “O UNIVERSO DO HIP HOP” , e "RAP - A MÚSICA DO MOVIMENTO HIP HOP".

ATIVIDADE 2: O show da galera

Escrever um RAP
A expressão RAP (Rhythm And Poetry) significa “Ritmo e Poesia”. As letras possuem o conteúdo de indignação com a realidade vivida pelos autores, pois o movimento Hip hop, vem desse contexto, da luta dos negros por seus direitos civis.

Você já ouviu um rap? Que tal embarcarmos nesse universo... Agora, desafio você a escrever um rap, expressando suas ideias. Não se esqueça das rimas!
DICA: escolha sobre que tema você quer escrever suas rimas.

POSTE suas rimas no formulário.




ATIVIDADE 3
Questões
Após a leitura do texto, responda as questões no formulário.


Texto 1 – O UNIVERSO DO HIP HOP

O Hip Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais. É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias.
O DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan) é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap.
Na cultura Hip Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada “batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio.
Suas primeiras manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são marcados e utilizam sons eletrônicos.
Atualmente, o basquete de rua, o skate e os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip Hop é um estilo de vida, uma cultura a ser seguida.
Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são:
·      MC – mestre de cerimônia ou apresentador do evento;
·      DJ – Disc jockey, responsável pela produção musical;
·      Grafiteiro – realiza a expressão gráfica da “cultura de rua”;
·      B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.

RAP – A MÚSICA DO MOVIMENTO HIP HOP


A expressão RAP (Rhythm And Poetry) significa “Ritmo e Poesia”. As letras possuem o conteúdo de indignação com a realidade vivida pelos autores, pois o movimento Hip hop, vem desse contexto, da luta dos negros por seus direitos civis.
No Brasil, o rap surgiu por volta de 1986, mais propriamente na cidade de São Paulo. Na década de 80, o rap não era bem aceito pelas pessoas em geral, pois era considerado um estilo de música muito violento e típico da periferia.
Nesse estilo de música, podemos encontrar dois elementos:
·      o DJ (disc jockey) pessoa responsável pelo som e; pela música ritmada, isto é, por criar técnicas eletrônicas nas músicas;
·      e o MC (mestre de cerimônia), que historicamente é uma pessoa que discursava sobre as carências da população, os problemas econômicos e a violência nas favelas em cima de uma música de RAP.