segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ROTEIRO 2- 3º BIMESTRE- 7º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA ATIVIDADE DOMICILIAR

 

Professor:

GESELDA/MARLENE

Disciplina:

Língua Port.

Turma:

7º ANOS A, B e C

Período:

17 a 22 de Agosto

 

TEMA:

Produção escrita de um conto de terror.

HABILIDADE:

EF67LP25B - Utilizar adequadamente a coesão e a progressão temática nas produções textuais

OBJETIVOS:

Produzir uma narrativa de terror atendendo a proposta apresentada.

ROTEIRO:2

     ROTEIRO 2– 3º BIMESTRE


         ARREPIO INICIAL

 Todo mundo tem medo de alguma coisa, não é? Você sabia que o medo é uma reação natural do ser humano? Durante nossa vida, enfrentamos medos. Por situações reais, como um acidente, um assalto, uma doença... ou por situações imaginárias, como assombrações, monstros e bruxas. E isso é normal, pois o medo é uma reação automática do nosso cérebro disparado quando experimentamos um momento de estresse.

As histórias de terror são narrativas que mexem com os nossos medos, fazendo-nos sentir um friozinho na barriga ou mesmo de olhar para os lados. São histórias que falam sobre o desconhecido, sobre o sobrenatural, assuntos que a ciência não consegue explicar. Seus personagens são seres desconhecidos como fantasmas, vampiros, mortos-vivos e outros seres criados pela imaginação do homem. E você, qual é o seu maior medo? Você gosta de histórias de terror? Existe alguma da qual você se lembre? Para provocar algumas sensações em você, assista ao “trailer” abaixo:

Agora é sua vez:

Escreva um pequeno conto que provoque medo nos leitores ( entre 10 e 20 linhas)

Faça 3 parágrafos no mínimo.

Observe a proposta abaixo:

 

 Este casarão fica no final da minha rua. Um dia jogando bola com meus colegas dei uma bicuda e ela  foi parar lá dentro ao passar por um dos buracos da porta da frente. E agora a brincadeira não pode parar...

Descreva o ambiente externo e interno (e também as sensações que isto pode provocar ( use adjetivos arrepiantes para a descrição, como: Medo – receio – pavor – temor)

Lembre-se que a casa parece ser muito velha e abandonada. Não fosse pelo velho sofá perdido   no meio da sala, estaria completamente vazia e desgastada. Quem está aí? E  o que faz este barulho ensurdecedor? O que será que nos espera lá dentro?

 Elabore uma narrativa de terror em que esta cena faça parte. Use sua   criatividade para criar o clima de suspense e um desfecho inesperado!

 

 

Após produzir seu texto, faça sua própria avaliação, verifique se tem:

título

Deve ser bem criativo

Apresentação

Seu 1º parágrafo -  apresenta alguns personagens e  algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar onde a ação se desenvolve?

Complicação:

Seu 2º parágrafo - é a parte do texto em que se inicia propriamente a ação. Encadeados, os episódios se sucedem através de um conflito que conduziu ao clímax?

 

 

Clímax

Seu 3º parágrafo é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico que tornou o desfecho inevitável?

Desfecho

é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Agora passe a limpo usando sua caneta azul ou preta e coloque seu nome , número e série abaixo de seu texto E ME ENVIE UMA FOTO PELO FORMULÁRIO ABAIXO

 

 

 CLIQUE NO  LINK ABAIXO  PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE  ATIVIDADES E INSERIR  A FOTO DE SEU TEXTO.

https://forms.gle/4b5cF9d1Bj554wje7

 

 

Por gentileza, ao tirar a foto:

 

* Tire a foto durante o dia, para a aproveitar a luminosidade;

 

* Limpe a lente da câmera do celular;

 

* Apoie o celular com firmeza para não tremer;

 

* Espere que a câmera do celular foque;

 

* Olhe a foto e observe se o professor vai ter condições de ler e entender o que está escrito;

 

*Repita as tentativas até que a foto saia legível.

Obrigada e bons estudos!