ROTEIRO 4 - 8º ANO - DANÇA DE SALÃO
PRAZO: de 14 a 21/09/2020
TEMA: DANÇA DE SALÃO |
HABILIDADES: |
EF08EF12 – Experimentar, fruir e recriar danças
de salão para assim poder valorizar a diversidade cultural e respeitar a
tradição dessas culturas. |
OBJETIVOS: |
Conhecer
as características da dança de salão, identificando-as em diversas
manifestações. |
ATIVIDADE
1: CONHECENDO A DANÇA DE SALÃO |
A DANÇA DE SALÃO,
também chamada dança social, é uma das mais recentes se for comparada às
demais. É aquela dançada aos pares, em contato, que desenvolvem estruturas de
passos variados no salão harmonizando-os em relação à parceria e a música.
Surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e
XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos
palácios da nobreza, como entre o povo em geral. Nesse período, na corte
austríaca, surge a valsa, a primeira dança de salão, que no fim do século
XVIII já era comum nas principais cidades europeias como Londres e Paris.
Pelo fato dos pares se abraçarem, foi inicialmente considerada imoral e
condenada pela igreja. É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas
de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de
amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão, porque requer salas
amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi
através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de
dança foi valorizada e levada para as colônias da América, Ásia e África,
sendo divulgada pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito
popular entre diversos povos. |
ATIVIDADE
2: TEXTO – CONHECIMENTOS PRÉVIOS |
E agora, que tal conversarmos
mais sobre o que você conhece das danças? Leia as perguntas a seguir e
utilize-as como base para a elaboração
de um TEXTO, um RELATO sobre seus conhecimentos e
experiência vivida sobre o tema. Após realizar esta atividade,
compartilhe sua produção comigo. 1. O que é dançar? Quais os benefícios em dançar? 2. Você já dançou na escola? Qual foi a dança (qual
o ritmo)? Como se sentiu durante a apresentação? 3. Quais danças você sabe dançar (ou que não sabe,
mas gosta, arrisca alguns passos)? 4. Você sabe quais movimentos utilizamos quando
dançamos (alguns passos)? 5. Onde a dança acontece (em que espaço, local)? 6. Quem pode dançar? Um deficiente físico poderia
dançar? 7. Você conhece os elementos da dança (caso não os
conheça, pesquise um pouco sobre eles)? Quais são eles? |
POSTE AQUI O SEU RELATO: