8º ANO - ED. FÍSICA
PERÍODO: de 26/10 a 02/11
TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA
NATUREZA |
HABILIDADES: |
EF08EF19 – Experimentar e fruir diferentes
práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e
integridade física, bem como as dos demais. EF08EF20 – Identificar riscos, formular
estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na
realização de práticas corporais de aventura na natureza. |
OBJETIVO: |
Conhecer
diferentes práticas corporais de aventura na natureza, sendo capaz de
identificar suas características, valorizando a própria segurança e
integridade física, bem como as dos demais, identificando riscos, formulando
estratégias para a realização das mesmas em espaços alternativos dentro e
fora da escola. |
LEITURA
1: O QUE É ESPORTE DE AVENTURA NA NATUREZA? |
Os esportes de
aventura na natureza são definidos como aqueles que envolvem um nível muito maior de riscos
físicos, que podem estar
relacionados a velocidade, altura ou outros elementos. É justamente por causa
desses riscos que os esportes de aventura são bem mais emocionantes que os
esportes comuns, como basquete, corrida, entre outros. Os esportes de
aventura na natureza são, como o próprio nome diz, executados em ambientes
naturais, na natureza, e sob a influência de intempéries naturais, como sol,
chuva, vento. |
ATIVIDADE 1: O QUE EU SEI SOBRE... CONHECIMENTOS
PRÉVIOS |
Baseado nas perguntas abaixo,
elabore um pequeno texto sobre seus conhecimentos prévios acerca do tema:
esporte de aventura na natureza. – Você
conhece alguma prática corporal de aventura na natureza? Qual? – Já
teve a oportunidade de praticar alguma dessas modalidades? Onde? –
Existem competições dessa modalidade? Como funcionam? O Brasil é representado
nessas competições? – Já assistiu algum vídeo na internet sobre
essa prática? – Conhece algum equipamento de segurança
utilizado nesta prática? Qual? – Pessoas com deficiência física podem
praticar? |
ATIVIDADE 2: CONHECENDO
MELHOR... MAPA MENTAL |
Escolha
um esporte de aventura na natureza e realize uma pesquisa. Para auxiliá-lo, siga
o roteiro para a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém
fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja
necessário: – Onde e
quando surgiu essa prática? – Quando
e como essa prática chegou ao Brasil? – Quais
são as principais características e objetivos dessa modalidade? – Cite
quais são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados em sua
prática. – Quais são as regras e como funciona uma
competição dessa modalidade? |
FORMULÁRIO |
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seu texto sobre conhecimentos prévios e seu mapa mental no formulário. |