segunda-feira, 11 de maio de 2020


Data: 07/05/2020 – ED. FÍSICA – 6º ANOS – CMSP

A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO

(o vídeo inicia a partir dos 41 minutos)

Unidade Temática: Corpo, movimento e saúde.
Objeto de Conhecimento: Exercício físico e atividade física.
Habilidade: EF06EF25 – identificar e diferenciar exercício físico de atividade física.



ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO

Será que atividade física e exercícios físicos são a mesma coisa? Muitas pessoas pensam que a mudança está apenas em uma ou outra palavra, mas a verdade é que são duas condições diferentes.
Embora o princípio seja o mesmo (colocar o corpo em movimento) ter a consciência de que essas iniciativas trazem benefícios à saúde, mesmo com práticas simples, pode ser o primeiro passo para evitar os males do sedentarismo.
Nos tópicos abaixo falaremos um pouco mais sobre quais as diferenças entre atividade física e exercício físico.

ATIVIDADE FÍSICA
É qualquer movimento corporal. Em outras palavras é tudo aquilo que se faz no dia a dia. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.
A atividade física não é algo programado. Ela acontece pela necessidade natural do ser humano de existir. E ela não deve ser menosprezada. Quem vive no excesso de controle remoto, usa o carro para tudo e evita qualquer tipo de exercício vai ter prejuízos na saúde. Além de ganhar uns quilos extras.

 

EXERCÍCIO FÍSICO

É uma atividade programada. São movimentos executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Precisa de constância e deve ser feita sempre acompanhada de um profissional especializado. Só assim será possível saber a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico de cada pessoa.
O exercício físico pode servir para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuir a pressão arterial e precaver o surgimento de algumas doenças. Alguns dos exemplos mais comuns são a natação, a corrida, a musculação, o futebol, o basquete e muitos outros esportes.
Além disso, é uma ferramenta eficiente no combate e prevenção de doenças. Pessoas que têm um estilo de vida sedentário possuem alto risco de doenças do coração. Ou seja, o mais importante é sair do sedentarismo. Inclua na sua rotina atividade física e exercício físico. Seu corpo e sua mente vão sentir as diferenças em pouco tempo.

DIETA HIPERCALÓRICA E LAZER PASSIVO
Há muitas causas que contribuem para o aparecimento da obesidade. No entanto, as pesquisas apontam que o sedentarismo e a dieta inadequada são fatores preponderantes para levar ao aumento de peso.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são necessários 150 minutos de atividades físicas leves por semana, sendo 20 minutos por dia.

Pessoas obesas têm maior risco de acumular gordura em vasos sanguíneos, demais órgãos, até mesmo no coração, o que prejudica a circulação do sangue, podendo gerar obstruções, o que leva ao infarto.
Fica claro, portanto, a necessidade de se alimentar melhor e sair do sedentarismo!