terça-feira, 12 de maio de 2020


Data: 04/05/2020 - ED. FÍSICA - 7º ANO - CMSP

TEMA: Lutas do Brasil - Capoeira
HABILIDADES: EF07EF14 e EF07EF17





LUTA: A luta exige disciplina, concentração e respeito. Embora seja uma modalidade individual, a gente precisa do outro, tanto para treinar quanto para competir, e essa troca faz com que ambos evoluam.



CAPOEIRA
A capoeira é herança de uma das páginas mais cruéis do livro da história do Brasil, a escravidão. É uma luta criada no Brasil por negros trazidos da África para trabalharem como escravos, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar.  A maior parte deles veio de Angola, país que também era colônia de Portugal. 
Para defender-se das violências dos capitães do mato, que tinham como atribuição capturar escravos fugitivos; e feitores, que eram aqueles que castigavam os escravos com comportamento “inadequado”, essa população começou a desenvolver a capoeira. Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, a música foi utilizada como uma maneira de disfarce, dessa maneira ela poderia ser percebida como uma dança.

A CAPOEIRA PÓS ABOLIÇÃO
Após a abolição da escravatura, com a assinatura da Lei Áurea em 1888, os negros tornam-se livres, porém continuam à margem da sociedade pelas dificuldades de acesso à educação e trabalho. Diante dessas dificuldades, os capoeiristas participavam de desafios e apresentações públicas em troca de dinheiro para sustentar-se. As inúmeras barreiras de inserção social dessa população a levou em muitos casos, a cometer crimes como o roubo, o que contribuiu para que a luta fosse associada à uma prática criminosa.
Apesar de hoje a entendermos como parte da construção da identidade nacional, a capoeira foi explicitamente considerada crime em 1890 pelo Código Penal do Brasil. Foi somente em 1937 que a capoeira deixou de ser considerada um crime e isso se deve, em grande medida, ao esforços do Mestre Bimba. Para afastar-se da imagem marginalizada que a capoeira tinha na sociedade, a luta começou a ser praticada em academias 
Desde 2014, a capoeira é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.

A MÚSICA NA CAPOEIRA


música era utilizada para enganar os escravizadores, que ao verem os escravos fazendo movimentos corporais ao som dos instrumentos entendiam que aquele ritual era uma dança e não uma luta. Dessa maneira, a capoeira passou muitas vezes despercebida, possibilitando a sua prática entre os negros.
O principal instrumento da capoeira é o berimbau.


Existem dois tipos de Capoeira. Veja abaixo a diferença entre eles:




Data: 07/05/2020 - ED. FÍSICA - 7º ANO - CMSP

TEMA: Lutas do Brasil - Cabo de Guerra, Huka Huka e MMA


CABO DE GUERRA:

Os competidores ficam em uma linha reta, uma equipe de frente para a outra e, entre elas, há uma corda. O objetivo é fazer com que a equipe adversária passe da linha de marcação. Para isso, é necessário puxar o adversário para o seu lado.

HUKA HUKA:

Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. É uma luta indígena criada pelos povos bakairi e Xingu. Dois lutadores, um de frente para o outro, rodam em sentido anti-horário, ajoelham-se e começam o combate corporal, com o objetivo de derrubar o oponente de costas no chão.

MMA (Artes Marciais Mistas):

Os atletas que se confrontam podem utilizar golpes de diversas artes marciais. A luta pode acontecer em pé ou no chão.