ED. FÍSICA –
9º ANO – DANÇA DE SALÃO
OBJETO DE
CONHECIMENTO: Danças de salão.
OBJETIVOS: experimentar, fruir e recriar
danças de salão para assim poder valorizar a diversidade cultural e respeitar a
tradição dessas culturas, bem como identificar os estereótipos e preconceitos
relativos a essas danças, buscando alternativas para superá-los.
HABILIDADES:
EF09EF12 e EF09EF14.
DANÇA DE SALÃO
A DANÇA
DE SALÃO, também chamada dança social, é uma das mais recentes se for
comparada às demais. É aquela dançada aos pares, em contato, que desenvolvem
estruturas de passos variados no salão harmonizando-os em relação à parceria e
a música. Surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os
séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos
salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. Nesse período, na
corte austríaca, surge a valsa, a primeira dança de salão, que no fim do século
XVIII já era comum nas principais cidades europeias como Londres e Paris. Pelo
fato dos pares se abraçarem, foi inicialmente considerada imoral e condenada
pela igreja. (BREGOLATO, 2007).
É chamada de social por ser praticada
por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento
de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão,
porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções
e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que
este tipo de dança foi valorizada e levada para as colônias da América, Ásia e
África, sendo divulgada pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito
popular entre diversos povos.