terça-feira, 12 de maio de 2020


ED. FÍSICA – 9º ANO – DANÇA DE SALÃO



OBJETO DE CONHECIMENTO: Danças de salão.

OBJETIVOS: experimentar, fruir e recriar danças de salão para assim poder valorizar a diversidade cultural e respeitar a tradição dessas culturas, bem como identificar os estereótipos e preconceitos relativos a essas danças, buscando alternativas para superá-los.
HABILIDADES: EF09EF12 e EF09EF14.

DANÇA DE SALÃO


A DANÇA DE SALÃO, também chamada dança social, é uma das mais recentes se for comparada às demais. É aquela dançada aos pares, em contato, que desenvolvem estruturas de passos variados no salão harmonizando-os em relação à parceria e a música. Surgiu na Europa, na época do Renascimento. Pelo menos desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. Nesse período, na corte austríaca, surge a valsa, a primeira dança de salão, que no fim do século XVIII já era comum nas principais cidades europeias como Londres e Paris. Pelo fato dos pares se abraçarem, foi inicialmente considerada imoral e condenada pela igreja. (BREGOLATO, 2007).
É chamada de social por ser praticada por pessoas comuns, em festas de confraternização, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras. De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizada e levada para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgada pelo mundo todo e transformando-se num divertimento muito popular entre diversos povos.