terça-feira, 12 de maio de 2020



ED. FÍSICA - 8º ANOS - CMSP

 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS


OBJETIVOS: Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos.

Links da vídeo aula: 




HISTÓRIA DOS ESPORTES PARALÍMPICOS

Com o intuito de reabilitar militares mutilados durante a Segunda Guerra Mundial, o médico LUDWIG GUTTMAN criou os Esportes Paralímpicos nos anos 40. Historicamente, acredita-se que a origem de competições esportivas entre pessoas portadoras de deficiências tenha ocorrido nos Estados Unidos e na Inglaterra, devido ao grande número de homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial e perderam algum membro ou sofreram algum tipo de trauma grave. Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea. Esse é considerado um marco do desporto adaptado. Após esse período, outros jogos foram organizados no mesmo local, porém, começava a reunir atletas de outros lugares para também participarem.
Foi apenas em 1960 que ocorreu a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, na cidade italiana de Roma. Para as Paralimpíadas, os atletas passam por uma classificação funcional, ou seja, são avaliados em sua condição atual de limitações e capacidades, utilizando critérios médicos e técnicos da modalidade.
A classificação dos esportes Paralímpicos é dividida em médica para deficientes visuais e funcional para deficientes físicos. O diagnóstico e a avaliação médica não são os únicos fatores que determinam uma classificação. Sua limitação também irá impactar no seu desempenho esportivo.
Fatores de saúde como enfermidades, desordens e lesões não incidem diretamente no resultado da classificação. É preciso saber se o quadro médico resulta em deficiência/incapacidade e se são permanentes.


Saiba mais sobre GOALBALL em:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=126

Saiba mais sobre ESPORTES PARALÍMPICOS em:
https://www.cpb.org.br/  (Comitê Paralímpico Brasileiro)