terça-feira, 3 de novembro de 2020

8º ANO - EF - ROTEIRO 2

 


TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA

HABILIDADES:

EF08EF19 – Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

EF08EF20 – Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.

OBJETIVO:

Compreender o que é Patrimônio Cultural e relacioná-lo com as práticas de aventura na natureza.

ATIVIDADE 1: APOSTILA DO ALUNO – PÁGINA 90 – RECONHECENDO A NATUREZA

TEXTO: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA

 

ATIVIDADE: Faça uma lista com exemplos de elementos da natureza disponível em seu bairro, cidade, etc. Se for possível, poste também uma foto e a localização do lugar.


LEITURA: APOSTILA DO ALUNO – PÁGINA 90 e 91 – PATRIMÔNIO CULTURAL

TEXTO: EXISTEM DOIS TIPOS DE PATRIMÔNIO CULTURAL: MATERIA E IMATERIAL

Será que esses exemplos que você identificou podem ser considerados Patrimônio Cultural? Leia o texto a seguir, disponível na apostila do aluno, páginas 90 e 91.



Sorocaba possui atualmente, 42 bens tombados com patrimônio cultural. Você consegue identificar alguns deles?

Para saber mais: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/patrimoniohistorico/lista-de-bens-tombados/


ATIVIDADE 2: AMPLIANDO O CONHECIMENTO – PÁGINA 91

O Patrimônio natural ou ambiental é o conjunto de paisagens de uma determinada região e/ou bioma e/ou ecossistema. Refere-se ao conjunto de elementos naturais, ou seja, da diversidade biológica (biodiversidade=formas de vida).

Assista ao vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=5WggAM7RRmo

 


“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Jorge Ben Jor sabia bem sobre o que estava cantando em uma das músicas mais conhecidas e aclamadas do Brasil. Aliás, bonito por natureza é uma característica que vale a fama do país no mundo inteiro – e com uma boa razão!

 

ATIVIDADE de PESQUISA: Pesquise um patrimônio natural de seu interesse (onde fica, quando foi considerado um patrimônio natural, quais suas características, etc) e apresente a sua pesquisa da forma que achar melhor. Pode ser através de apresentação de cartaz, através de mapa mental ou vídeo.

ATIVIDADE: Responda as questões da página 91 da apostila do aluno:

1 - Qual é a relação do nosso objeto de conhecimento (Práticas Corporais de Aventura na Natureza) com o Patrimônio Cultural?

2 - Por que as questões que envolvem a preservação do Patrimônio Natural são aspectos importantes para o estudo do nosso objeto de conhecimento?


FORMULÁRIO

Link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedwdI6rRCjddmERjQxFl0rboMbYQLDbfIZxwSdLb35K1aLOQ/viewform?usp=sf_link