TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA
NATUREZA |
HABILIDADES: |
EF08EF19 – Experimentar e fruir diferentes
práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e
integridade física, bem como as dos demais. EF08EF20 – Identificar riscos, formular
estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na
realização de práticas corporais de aventura na natureza. |
OBJETIVO: |
Compreender o que é Patrimônio Cultural e
relacioná-lo com as práticas de aventura na natureza. |
ATIVIDADE 1: APOSTILA DO
ALUNO – PÁGINA 90 – RECONHECENDO A NATUREZA |
TEXTO: PRÁTICAS CORPORAIS DE
AVENTURA NA NATUREZA ATIVIDADE: Faça uma lista com exemplos de elementos da natureza disponível em seu bairro, cidade, etc. Se for possível, poste também uma foto e a localização do lugar. |
LEITURA: APOSTILA DO ALUNO
– PÁGINA 90 e 91 – PATRIMÔNIO CULTURAL |
TEXTO: EXISTEM DOIS TIPOS DE
PATRIMÔNIO CULTURAL: MATERIA E IMATERIAL Será que esses exemplos que você identificou podem ser considerados Patrimônio Cultural? Leia o texto a seguir, disponível na apostila do aluno, páginas 90 e 91. Sorocaba
possui atualmente, 42 bens tombados com patrimônio cultural. Você consegue
identificar alguns deles? Para saber mais: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/patrimoniohistorico/lista-de-bens-tombados/ |
ATIVIDADE 2: AMPLIANDO O CONHECIMENTO –
PÁGINA 91 |
O Patrimônio
natural ou ambiental é o conjunto
de paisagens de uma determinada região e/ou bioma e/ou ecossistema. Refere-se
ao conjunto de elementos naturais, ou seja, da diversidade biológica
(biodiversidade=formas de vida). Assista ao vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=5WggAM7RRmo “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por
natureza”. Jorge Ben Jor sabia bem sobre o que estava cantando em uma das
músicas mais conhecidas e aclamadas do Brasil. Aliás, bonito por natureza é
uma característica que vale a fama do país no mundo inteiro – e com uma boa
razão! ATIVIDADE de PESQUISA: Pesquise um
patrimônio natural de seu interesse (onde fica, quando foi considerado um
patrimônio natural, quais suas características, etc) e apresente a sua
pesquisa da forma que achar melhor. Pode ser através de apresentação de
cartaz, através de mapa mental ou vídeo. ATIVIDADE: Responda as
questões da página 91 da apostila do aluno: 1 - Qual é a relação do nosso objeto de conhecimento (Práticas Corporais de Aventura na Natureza) com o Patrimônio Cultural? 2 - Por que as questões que envolvem a preservação do Patrimônio Natural são aspectos importantes para o estudo do nosso objeto de conhecimento? |
FORMULÁRIO |
Link: |